Homem desaparece ao tentar atravessar rio Amazonas em Santana, no Amapá
15/01/2026
(Foto: Reprodução) Corpo de Bombeiros do Amapá alerta para aumento no número de afogamentos no estado
Paulo de Oliveira Souza e Lima de aproximadamente 30 anos, desapareceu no rio Amazonas na tarde desta quarta-feira (14), ao tentar atravessar a nado o trecho entre a Ilha de Santana e a Ilha do Farol, no Amapá, a cerca de 20 km de Macapá.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a equipe de Salvamento Aquático foi acionada por volta das 15h34 para realizar buscas no local. Testemunhas relataram que Paulo iniciou a travessia, mas não conseguiu concluir o percurso e acabou afundando.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
As buscas foram iniciadas ainda durante a tarde e seguiram até o início da noite. Nesta quinta-feira (15), mergulhadores estão na região onde o homem desapareceu.
Segundo o major do CBM, Izídio Junior, o local onde o homem desapareceu tem aproximadamente 20 metros de profundidade, tornando a travessia bastante perigosa.
"Com relação a essa busca no município de Santana, esse é o segundo fato em menos de dois meses. Colado à Ilha de Santana existe a Ilha do Farol, entre as duas existe um canal de aproximadamente 20 metros de profundidade, por 60 metros de largura e a pessoa se aventura a fazer essa travessia", contou o major.
LEIA TAMBÉM:
Processo seletivo do Ifap oferece 21 vagas para professores substitutos com salários que chegam a R$ 7 mil
Homem de 72 anos é morto a tiros após ter casa invadida em Laranjal do Jari, no Amapá
Outro caso
Em novembro do ano passado, o adolescente Nicolas Victor Ramos, de 16 anos, morreu após se afogar enquanto tomava banho próximo à Ilha do Farol.
Mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá atuam nas buscas.
CBM/Arquivo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: