'Uber do Boi': veja aposta da JBS que já transportou cerca de 9 milhões de animais
22/10/2025
(Foto: Reprodução) 'Uber' para gado: Empresa tem aplicativo de transporte de gado
Com cerca de 9 milhões de animais transportados em cinco anos, a JBS Transportadora aposta na Uboi, uma plataforma que permite aos pecuaristas solicitar e acompanhar o transporte de animais em tempo real. O aplicativo atende corridas em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Fundada em Anápolis, região central de Goiás, a JBS pertence aos irmãos Wesley e Joesley Batista. O aplicativo funciona de forma parecida com as versões usadas por pessoas para se locomover nas cidades. Nele, o produtor pode solicitar o transporte de animais, informando origem, destino e quantidade de cabeças. O sistema calcula o tipo de veículo adequado e disponibiliza motoristas para o serviço.
Conforme a Uboi, a ideia é facilitar o transporte de gado vivo entre fazendas, leilões e frigoríficos. Atualmente, a empresa tem mais de 6 mil motoristas cadastrados e já realizou cerca de 9 mil viagens.
Em entrevista ao g1, Gilberto Marques Neto, presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), disse que soluções para reduzir os custos dos pecuaristas são bem-vindas. Ele pondera que também é importante dar oportunidade a motoristas de caminhões de diferentes tamanhos que já trabalham no ramo.
“Aquilo que vem para gerar economia é bom. Queremos reduzir os custos”, disse o presidente.
LEIA TAMBÉM:
'Ouro goiano', Lago Azul e sítio arqueológico de 700 anos: conheça cidade conhecida pela produção de açafrão, em Goiás
Conheça conjunto de cachoeiras com águas azul-turquesa que fica em cidade conhecida como a ‘Buenos Aires de Goiás’
Arquitetura de luxo e vinícola no condomínio: veja detalhes do projeto da nova casa da mãe de Marília Mendonça
Empresa cria aplicativo de transporte para gado
Reprodução/ Instagram Uboi
Monitoramento da viagem
Durante o trajeto, o transporte pode ser acompanhado em tempo real por meio de um sistema de rastreamento. O produtor consegue ver o status do embarque, a localização do caminhão e o momento da chegada ao destino.
Segundo a JBS, todos os motoristas que operam pelo Uboi passam por treinamentos específicos e seguem protocolos de bem-estar animal, com monitoramento 24 horas. Antes das viagens, os caminhões passam por inspeções regulares e são equipados para reduzir o estresse dos animais durante o percurso.
O aplicativo também contribui para a rastreabilidade do gado, reunindo informações sobre origem, destino e condições do transporte.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.