Únicos estudantes de MG de escola pública rural ganham medalha de cristal na Olimpíada Nacional de História do Brasil
03/09/2025
(Foto: Reprodução) Estudantes da zona rural de Muriaé participaram da Olimpíada Nacional de História do Brasil
Bárbara Silva Borges/Arquivo Pessoal
Após se destacarem como os únicos finalistas de uma escola municipal de Minas Gerais na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), os estudantes da Escola Municipal Sérgio Lúcio Fernandes Amaral, localizada no distrito de Pirapanema, em Muriaé, retornaram da final com uma conquista ainda mais simbólica: a medalha de cristal — honraria concedida pela Unicamp às equipes com desempenho de destaque na competição.
🔎 O que é medalha de cristal? É uma das categorias de premiação, destinada a estudantes que alcançam um desempenho muito bom, mas abaixo da medalha de ouro ou prata. Representa reconhecimento pelo esforço e conhecimento demonstrados na prova.
Ana Vitória Castro de Almeida, Eduardo Magno da Silva e Raíssa Vitória da Fonseca, todos com 14 anos, representaram em Campinas, no último fim de semana, a força de um ensino público que, mesmo com limitações estruturais, resiste, transforma e inspira.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
A professora Bárbara Silva Borges, orientadora da equipe, comemorou o reconhecimento e destacou a importância dessa vitória para a escola e para a rede municipal de ensino.
“Participar da final da maior olimpíada de ciências humanas do país já é algo grandioso, e voltar com a medalha de cristal é ainda mais simbólico. A sensação é de dever cumprido”, afirmou.
De acordo com ela, 352 equipes participaram da etapa final da ONHB, sendo 336 classificadas por nota e outras 16 por critérios de representatividade estadual.
“É difícil para uma escola pública municipal chegar tão longe, concorrendo com colégios federais, particulares e escolas técnicas renomadas. Por isso, mais do que uma medalha, levamos pra casa a certeza de que nossos alunos são capazes, que nosso trabalho tem potência e que a educação pública pode e deve ocupar esses espaços de destaque. Estamos muito orgulhosos e com a convicção de que estamos no caminho certo", completou a educadora.
LEIA TAMBÉM: Estudantes de escola pública rural no interior de MG são os únicos finalistas do estado na Olimpíada Nacional de História do Brasil
Além da medalha de cristal recebida pelos alunos, a professora Bárbara também foi agraciada com um curso de formação continuada, oferecido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com hospedagem incluída, como reconhecimento pelo desempenho da equipe.
Ana Vitória, Eduardo e Raíssa com a professora Bárbara Silva Borges
Bárbara Silva Borges/Arquivo Pessoal
*estagiária sob supervisão de Carol Delgado.
ASSISTA TAMBÉM: Alunos de escola rural de Muriaé avançam à final da Olimpíada Nacional de História
Alunos de escola rural de Muriaé avançam à final da Olimpíada Nacional de História
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes